• página inicial|
  • notícias Vila Guilherme|
  • busca|
  • sobre Vila Guilherme|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias do bairro Vila Guilherme
siga-nos:
Blog da Vila Guilherme
Encontra Vila Guilherme no Google+
siga o Encontra Vila Guilherme no Twitter
siga o Encontra Vila Guilherme no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y

Baseado em movimento de Shopping na Vila Guilherme, Metrô-SP adapta pontos comerciais

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


O Metrô de São Paulo recebe um fluxo diário de aproximadamente 4 milhões de pessoas. É um enorme público consumidor para os cerca de 330 pontos de venda disponíveis nas 64 estações da malha metroviária paulistana, entre lojas e quiosques promocionais. A título de comparação, um centro comercial paulistano como o Shopping Center Norte (no bairro da Vila Guilherme) – um dos dois maiores da capital paulista, ao lado do Shopping Aricanduva – recebe cerca de 150 mil pessoas no mesmo período.

O perfil dos passageiros é principalmente de usuários das classes C e D, mas há também integrantes das classes A e B, como explica Aluizio Gibson, gerente de negócios do Metrô paulistano. Segundo ele, pontos de venda estão sendo unificados para abrigarem empreendimentos de maior porte, em especial franquias. Em alguns anos, a expectativa é trocar as lojinhas atuais por vitrines de marcas mais conhecidas.

Isa Gernania Andrade Silveira, consultora da Avance Franchising, avalia que há poucos negócios do gênero atuando no Metrô de São Paulo e atribui isso ao fato de que a maior parte das franquias são voltadas para as classes A e B. “Pelo crescimento da classe C, pode-se dizer que isso é um erro”, afirma.

Segundo dados do Metrô, 64% dos usuários pertencem às classe B1, C1 e C2; 34% às classe A e AB; e 2% às classes D e E.

Um fator que dificulta a atuação de franquias, no entanto, é o espaço reduzido que muitos dos pontos possuem. Gibson explica que tem interesse em trazer franquias e redes de lojas para os pontos comerciais do Metrô, por julgar que esses negócios tendem a oferecer um serviço de melhor qualidade. “O que antigamente era uma área pequena, com duas ou três lojas num mesmo espaço, estamos unificando à medida do possível”, explica. Com espaços mais atraentes, a expectativa é trazer mais lojas franqueadas.

Chegando às classes C e D
Algumas empresas, no entanto, já vêm aproveitado o potencial comercial do Metrô, como a Gol Linhas Aéreas. Fundada em 2001, a companhia cresceu ao entrar no mercado com preços atraentes para voos domésticos, competindo até mesmo com o transporte rodoviário. “Hoje, é uma realidade: se o passageiro comprar uma passagem de avião com antecedência, vai chegar no Nordeste em duas ou três horas em troca de uma viagem de ônibus que demoraria dois ou três dias, incluindo várias paradas e o custo de alimentação”, explica André Matos, gerente comercial da Gol no setor da nova classe média.

Ele destaca que desde 2007 as classes C e D passaram a representar 57% do consumo interno. A empresa percebeu que havia um grande público potencial para seus voos, ao qual meios de venda de passagem como o site da companhia não chegavam. “São pessoas que precisam de intermediação humana na hora da compra”, explica. A estratégia criada, então, foi abrir pontos de venda em locais de grande fluxo de pessoas das classes C e D.

“São Paulo tem uma malha de Metrô que integra bem a cidade e têm um fluxo diário de passageiros absurdo. Um shopping center ou uma loja de varejo dificilmente terão um fluxo tão grande”, compara. Hoje, além de lojas em shoppings populares, a Gol tem quatro quiosques funcionando no Metrô de São Paulo, onde são fechados 100 negócios por dia cada um.

Matos explica que 10% do público que voa com a Gol é composto de passageiros de primeira viagem. “Nas lojas, esse número sobe para 25 a 40%”, destaca, como sinal de sucesso da estratégia de atração de novos clientes.

Ele conta que muitos clientes vão em busca de passagens para visitar suas famílias no Nordeste, mas que tem observado cada vez mais integrantes das classes C e D fazendo viagens a turismo.

Como montar sua loja no Metrô
O gerente de negócios do Metrô, Aluizio Gibson, explica que os pontos de venda são disponibilizados através de licitações públicas, que acontecem conforme são abertos novos espaços ou outros ficam vagos. Nas licitações, são especificados exatamente qual loja ou grupo de lojas estão disponíveis. Às vezes, há um direcionamento do tipo de negócio que deve ser aberto no local – mas há também pontos sem especificações desse tipo. “Quando vemos que há uma vocação para papelaria ou para uma farmácia num ponto de venda, determinamos o ramo de atuação do ponto”, explica.

Os editais são publicados no Diário Oficial da União e no site do Metrô, com periodicidade variável. Em alguns casos, as licitações podem ser divulgadas também por meio de outros veículos.

Fonte: Portal Terra



Mais notícias sobre a Vila Guilherme:

  • Vila Guilherme comemora 99 anos com uma grande festa
  • CAT na Subprefeitura Vila Guilherme oferta mais de 8 mil oportunidades
  • Operação Cata-Bagulho visita região da Vila Guilherme
  • Vila Guilherme: Kassab diz que shopping Center Norte poderá fechar por risco de explosão
  • Operação Cata-Bagulho percorre região da Vila Guilherme neste sábado (30)

Esta notícia foi publicada em quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012 a 10:23 na categoria Notícias Vila Guilherme.

Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    6
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o Blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Conheça o novo site de Classificados da Vila Guilherme
    • Projeto Palco Livre leva música de graça ao Parque do Trote
    • Bloco Cordão Carnavalesco Corpo Fechado promete agitar o carnaval dos moradores da região da Vila Guilherme
    • CAT Móvel visita Universidade na Vila Guilherme até 28/02; confira
    • Subprefeitura realizará no próximo sábado (15) , Cata-Bagulho na Vila Guilherme
    • Programa Saúde no Esporte promove palestra sobre qualidade de vida na Vila Guilherme
    • Artes Marciais: Centro Esportivo Vila Guilherme oferece novas modalidades esportivas
    • CAT na Subprefeitura da Vila Guilherme oferece vagas com salários acima de mil reais
    • Expocristã 2014 é confirmada no calendário da Expo Center Norte, na Vila Guilherme
    • Ranking do CAT na Subprefeitura Vila Guilherme oferece mais de 4 mil vagas
  • Categorias

    • Cursos Vila Guilherme (1)
    • Empregos Vila Guilherme (46)
    • Eventos Vila Guilherme (22)
    • Notícias Vila Guilherme (270)
    • Serviços Vila Guilherme (11)
    • Shows Vila Guilherme (1)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias do bairro Vila Guilherme
Termos do Serviço | Política de Privacidade