Sobre a Vila Guilherme

Bairro da Vila Guilherme

Vila Guilherme é um bairro situado na zona norte da cidade brasileira de São Paulo. Pertence à Subprefeitura de Vila Maria - Vila Guilherme.

História

Inicialmente, as terras da hoje Vila Guilherme, denominada à época “Tapera”, pertenciam ao Capitão-mor Jerônimo Leitão, que as repassou como sesmaria (terreno inculto ou abandonado que os reis de Portugal distribuíam a colonos ou cultivadores) para o donatário Salvador Pires de Almeida e a seus descendentes.

Já no século XIX, chegaram ao Barão de Ramalho e, por herança, à sua filha, Joaquina Ramalho Pinto de Castro, que as vendeu a Guilherme Praun da Silva. Esse, por último, as loteou em sítios e chácaras, que foram vendidas principalmente a imigrantes portugueses, impulsionando o seu desenvolvimento.

Foi em 12 de setembro de 1912 que o comerciante fluminense Guilherme Praun da Silva, adquiriu junto a Dona Joaquina Ramalho Pinto de Castro, herdeira do Dr. Joaquim Inácio Ramalho, o “Barão de Ramalho”, uma área de cerca de 115 alqueires de terra, que ia do rio Tietê até a estrada da Bela Vista, por oitenta contos de réis, oficializando-se tal data como a fundação do bairro de Vila Guilherme.

Tornou-se bairro em 20 de maio de 1992, através da Lei 11.220/92. Algumas ruas e praças são nomes de parentes ou pessoas que tiveram alguma importância na história do bairro, como Joaquina Ramalho (antiga proprietária), Maria Cândida (2ª esposa do Sr. Guilherme), Chico Pontes (um dos primeiros moradores do bairro), Oscar da Silva (filho do Sr. Guilherme, morto num comício acontecido no bairro), Amazonas da Silva (filho do Sr. Guilherme), Alfredo da Silva (filho do Sr. Guilherme), Ida da Silva (filha do Sr. Guilherme), Coronel Jordão (sogro do Sr. Guilherme), doze de setembro (data da fundação do bairro), entre outros.

Guilherme, ao lotear o bairro, também construiu diversas melhorias, tais como: a primeira capela (dedicada a São Sebastião, a quem era devoto), a delegacia de policia, o grupo escolar de Vila Guilherme, a primeira ponte do bairro sobre o rio Tietê (feita de madeira, ligava a av. Guilherme e a av. Carlos de Campos), iniciou a construção de um clube hípico (morreu antes de concluir as obras. Após sua morte a área do clube foi vendida e deu origem á Sociedade Paulista de Trote), dentre outros feitos.

Características

O Bairro Vila Guilherme também apresenta a maior concentração de empresas transportadoras da América Latina, sendo considerado um dos centros mais importantes neste setor na cidade de São Paulo. Também possui uma alta concentração de concessionárias, agências e outros serviços automotivos.

No bairro é possível encontrar um dos grandes shopping centers da cidade: o Center Norte, considerado outrora o maior shopping da América Latina, com grandes lojas populares, grifes, cinemas e áreas de diversão. O Center Norte é um complexo que conta com um grande pavilhão de exposições (o Expo Center Norte), responsável por sediar grandes eventos nacionais e internacionais na cidade, a exemplo do tradicional Parque Anhembi, ainda o mais utilizado para a realização de inúmeros eventos, como exposições, shows e feiras. Além do Center Norte, também é possível encontrar no bairro o Shopping Mart Center, voltado somente ao comércio de produtos direcionados a moda.

Lazer e esportes

A Vila Guilherme também hospeda a antiga Sociedade Paulista de Trote,desapropriada e transformada no Parque do Trote, na divisa com o bairro da Vila Maria. O Parque do Trote, reinaugurado em julho de 2006, é o primeiro parque da cidade de São Paulo, totalmente adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ele conta com Trilha dos Sentidos, estímulo para pessoas com deficiência visual; pista de caminhada acessível (sem desníveis e com corrimão), piso intertravado, piso tátil, e um centro de convenções para a realização de eventos. As próximas etapas para a conclusão do projeto prevêem instalações para atividades de reabilitação e esportivas, com implantação de equoterapia e iniciação à equitação para os freqüentadores do local, preservando a temática do parque. O Parque fica localizado na Rua São Quirino, nº 905.

Durante muitos anos, na região da Avenida General Ataliba Leonel, ficram instalados os teatros da TV Excelsior SP e SBT onde eram gravados boa parte dos programas do canal até o fim dos anos 90, quando se transferiram para a região da Rodovia Anhanguera.

Administração e educação

O bairro abriga também o 47° Cartório de Registro Civil - Subbairro de Vila Guilherme, além de duas faculdades: Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN) e Universidade Paulista (UNIP).

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Vila Guilherme


Fonte: Wikipedia

Blog do Guia do Bairro da Vila Guilherme

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Vídeo sobre o bairro da Vila Guilherme
Veja mais vídeos sobre o Bairro da Vila Guilherme

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Norte

Casa Verde, Jaçanã, Tucuruvi, Vila Maria, Santana, Mooca

Dados Principais sobre a Vila Guilherme

População 48.407 hab. (2010)
Renda média R$ 1.393,41
IDH 0,868 - elevado
Subprefeitura Vila Guilherme / Vila Maria
Região Administrativa Norte
Área Geográfica 2

Mapa Vila Guilherme

 

Moradores ilustres da Vila Guilherme

 

   

  Sobre o EncontraVilaGuilherme
Fale com EncontraVilaGuilherme
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Vila Guilherme no Facebook siga o Encontra Vila Guilherme no Twitter Encontra Vila Guilherme no Google+


Termos EncontraVilaGuilherme | Privacidade EncontraVilaGuilherme